Associação Matogrossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas

.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Diário de Pesquisa de Campo UFOLÓGICA – Chapada dos Guimarães/MT.

No dia 09 e 10 de agosto de 2014, um grande número de membros da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) participou de uma elaborada Pesquisa de Campo, numa belíssima trilha nos arredores da enigmática Chapada dos Guimarães, próximo á localidade conhecida como “Portão do Inferno”, uma região com alto índice de avistamentos de OVNIS.

A localidade escolhida é um ponto de referencia para os pesquisadores da AMPUP, não apenas pelos demasiados testemunhos de pessoas que afirmam terem presenciado UFOS pelas redondezas, mas também pelas deslumbrantes belezas da região. Além do mais, o ponto base da AMPUP na região é muito aconchegante e engloba uma ótima localidade que fica longe das luzes artificiais, ocasionando a todo o grupo a mais bela penumbra e empolgando o mais profundo clima de expectativas, além de adequar situações propícias para a apreciação de um límpido céu noturno.

A região é muito conhecida pelos relatos de estranhezas que envolvem toda aquela extensão; são manifestações de UFOS (inclusive filmados e fotografados) que abrange o balneário da Salgadeira, histórias sinistras contadas sobre o pavoroso “Portão do Inferno”, e bizarras luzes constantemente testemunhadas nos céus quase que na proximidade do colégio Buriti – rodovia Emanuel Pinheiro, indo em direção á cidade de Chapada dos Guimarães/MT.

A programação do evento da Pesquisa de Campo consistia, primeiramente, na recepção e aconchego dos membros que iam surgindo, cada qual, se acomodando em seus aposentos. O horário estipulado de chegada ficou entre 15 e 17 horas, completando uma presença maciça de membros até ás 18 horas. Depois, todos os participantes foram reunidos no improvido de um pequeno auditório, montado numa área – a beira da piscina – na pousada em que os membros ficaram hospedados.  Nessa reunião iniciou-se explanação de todo o planejamento da Vigília Ufológica, onde os membros foram orientados sobre a Pesquisa de Campo, assuntos do tipo: como se portar, os riscos prováveis, as precauções, o que levar, entre outros aspectos de importância que fazia necessário explanar.

As apresentações iniciais, feita na abertura da reunião, foram realizadas por experientes pesquisadores da Ufologia. A conferência foi iniciada pelo ufólogo e veterano militar, treinado em sobrevivência de selva, senhor Gledson Borges, que deu uma importante aula de situações de riscos e os cuidados que os participantes teriam que precaver.

Logo em seguida, a explanação ficou por conta do experiente pesquisador e coordenador da Pesquisa de Campo, senhor José Carlos Matana, que apresentou explicações fundamentais de como os membros devem se portar, o que fazer em situações inusitadas, entre outros detalhes importantíssimos, muito bem enfatizados pelo coordenador.

Após tudo apresentado e explicado, foi feito uma atividade física de alongamento, preparando a turma para uma longa caminhada até o ponto culminante de ocorrências ufológicas, um local alto e de visão privilegiada, próximo a lindos paredões onde se tem uma visão ampla de toda a região.

O deslocamento até o ponto planejado requisitou uma boa dose de preparo físico, e todos os membros mostraram grande disposição para a caminhada, tudo feito em conjunto, quase todos equipados com lanternas, calçados apropriados, vestimentas adequadas, mochila, equipamento de observação, entre outros materiais necessários.

Cada ponto da trilha despertava grande fascínio dos membros da AMPUP, lugares deslumbrantes, porém o ponto de chegada aguardava a surpresa maior, pois além da beleza natural do local, o ambiente foi antecipadamente preparado para receber a equipe toda, com uma entrada elaborada digna para os aventureiros; A cercania da área de vigília foi enfeitada com tochas e adequadamente sinalizada com faixas de segurança, foi reservado espaço para ajeitar todos os participantes e um local especial para a montagem de um potente telescópio.

Portanto, além da vigília ufológica, o evento também incluiu a observação através do telescópio, fazendo com que os participantes, que nunca tiveram o privilégio de utilizar o instrumento de observação astronômica, pudessem fazê-lo, sendo este um detalhe acrescentado para atiçar ainda mais o fascínio das pessoas pelo universo e seus mistérios.

Todos os preparativos foram elaborados pelos diretores da AMPUP: entre as criativas ideias do pesquisador Gledson Borges, com sugestões do Coordenador de Pesquisa de Campo José Carlos Matana, a orientação do Coordenador da Comissão de Comunicação e Divulgação Sérgio Thompson , com a ajuda da vice-presidente  Ana Gabriela e os palpites do presidente Ataide Ferreira – a conclusão de tudo foi um espetáculo!

O ambiente cultivado na Pesquisa de Campo estimulou imensamente os participantes da AMPUP, alimentando uma atmosfera contagiante ao rol dos mistérios e expectativas, apesar de nenhuma aparição ufológica ter acontecido naquele específico dia. Porém, o que valeu mesmo, foi a animação de todos os membros, reunidos em roda para contar alguns acontecimentos, registrar alguma ocorrência e, em especial, aprender e vivenciar a situação de Pesquisa de Campo e Vigília Ufológica.

O término da Vigília e retorno ao alojamento se deu por volta das 03:00 horas da madrugada, ainda sim com o entusiasmo e a exaltação tomando conta de alguns membros, que ainda tiveram ânimo para continuar o assunto madrugada a dentro.
 
Na manhã seguinte, após um reforçado café da manhã, alguns membros ainda arriscaram desbravar e conhecer uma estranha e antiquíssima ruína de grande riqueza histórica, tomado pela mata nativa e pouco conhecido pelo povoado da Chapada dos Guimarães. Trata-se de uma incrível construção, tomado pela mata, ruínas de pedras estruturadas artificialmente com túneis de acesso de um lado ao outro, ruina com duas galerias arqueadas construídas unicamente com pesadas pedras sobrepostas de forma bastante arrojada, “uma construção isostática que se sustenta apenas pelo estado de equilíbrio gravitacional usando-se do próprio peso das pedras”, explicou o pesquisador Douglas Rios, estudante de Engenharia Civil e membro da AMPUP.

Enfim, a pesquisa de campo rendeu muitos conhecimentos e experiências, seja para os novos membros participantes ou, até mesmo, para os membros mais veteranos, foi um momento muito gratificante e proveitoso.

A Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas agradece a presença das pessoas que abrilhantaram a nossa pesquisa de campo, esperamos que na próxima possamos contar com a presença de outros membros que não puderam comparecer nesta nossa última empreitada.

O nosso muito brigado!


...e para aqueles afoitos em se deslumbrar pelos nossos registros fotográficos, das belas imagens da nossa tão apaixonante Vigília Ufológica, apresentamos abaixo, alguns arquivos:







Ataíde Ferreira da Silva Netopsicólogo, escritor, pesquisador sobre as incógnitas do psiquismo, ênfase nas estranhezas psíquicas/parapsicologia, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP), consultor da Revista UFO.

2 comentários:

  1. Ataíde, muito legal o relato sobre a vigília! Quem sabe na próxima eu consigo participar juntamente com vocês. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ataíde, tenho interesse em todos os assuntos relacionados ao Site. Cresci na Chapada e vários parentes tiveram avistamentos, infelizmente ainda não tive o privilégio. Tenho muito interesse em arqueologia e paleontologia e Chapada carece de pesquisa/conservação nesses campos. Se possível gostaria de saber mais sobre essas ruínas, gostaria de tentar identificar suas origens. Grande Abraço, Wolney (wolneycba@gmail.com)

    ResponderExcluir