Associação Matogrossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas

.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

XXII Congresso Brasileiro de Ufologia – 16 à 18 de março de 2018 – Curitiba/PR


No Brasil é impressionante a dinâmica e a perseverança dos pesquisadores ao âmbito do inusitado, são estudiosos árduos na busca dos fatos e das verdades daquilo que aparenta ser “incomum”, porém, reais. E a ufologia é uma das temáticas de maior destaque na curiosidade do povo brasileiro e, consideravelmente, presente na dedicação de muitos pesquisadores, especialmente pelo motivo de nosso território apresentar um grande índice de relatos e casos de OVNI´s e afins.

Certamente, a Revista UFO é uma das maiores contribuições para o enaltecimento e empolgação das pessoas para com o fenômeno OVNI, principalmente, pela grande contribuição que a ilustre Revista UFO tem feito pelo Brasil a fora, na divulgação do fenômeno. Tais contribuições não se restringem apenas nas centenas de matérias que a própria Revista UFO divulga todos os meses em suas publicações, mas, também, nos deslumbrantes Eventos e Congressos organizados pela Revista.

Os Congressos de Ufologia dirigidos pela Revista UFO oferece grandes contribuições para os leigos, curiosos e aficionados: ...e é muito requisitado pelas pessoas fascinadas pelo tema. Não é por menos o sucesso desses Congressos, pois é nesses encontros que se concentram os mais destacados pesquisadores e estudiosos mundiais, oportunidade que cobiça o interesse de muita gente. E é nessas ocasiões que Mato Grosso se destaca e faz mostrar o trabalho profissional de pesquisadores do centro-oeste brasileiro, isso porque a nossa região há uma grande concentração de testemunhos e acontecimentos ufológicos que acabam oferecendo inúmeros subsídios para retratar a temática de maneira séria, consistente e convincente.

É na experiência de décadas, com inúmeros testemunhos ufológicos do povoado mato-grossense, que pesquisadores de nossa região conseguem fazer interessantes estudos e desbravar importantes descobertas. Muitos desses estudos e pesquisas contidas, em demasia, na região do centro-oeste, levam pesquisadores inclusive a acoplar o seu ponto de vista profissional/acadêmico. É o caso do psicólogo e palestrante Ataide Ferreira, que se ampara nos seus conhecimentos profissionais para melhor entender o fenômeno UFO e sua inter-relação na psique humana.  

As pesquisas da ufologia mato-grossense foi recepcionada em um recente congresso na cidade de Curitiba/PR, evento realizado pela Revista UFO, ocorrido nos dias 16 a 18 de março de 2018. Mato Grosso foi muito bem representada na palestra do psicólogo cuiabano Ataide Ferreira, com a temática “A dinâmica psicológica que explica a razão do medo de extraterrestres”.

O tema proposto abordou sobre o medo que muitas pessoas têm perante o “diferente”, “inusitado”, chegando á situações de pânico, principalmente diante o fenômeno UFO.  Muitas pessoas, apesar de curiosas e deslumbradas pelo assunto, em realidade, demonstram medo e ansiedade diante a realidade do fenômeno. E é natural que isso aconteça !!! ...porém, no congresso, o palestrante explicou o motivo do porquê a psique humana se melindram tanto perante o diferente e, em especial, perante o fenômeno UFO.

Muitas pessoas se entregam ao medo quando se fala em discos voadores e seres extraterrestres. O medo e outros sentimentos quanto ao que é diferente são incutidos desde cedo no ser humano e todos somos condicionados a temer tudo que seja novo. A palestra explicou que tal enfatizado receio pode ser compreendido pela psicologia, que desmistifica e ameniza o tal melindro que envolve o tema e mostra que o temor pode ser trocado por fascínio e curiosidade. O propósito, então, passa a ser o de desbravar o extraordinário, uma tarefa árdua, mas gratificante, que deve ser abraçada constantemente.

Por outro lado, a palestra, que foi muito amparada nas dinâmicas e experiências profissionais nos estudos da mente humana, ajudou a contribuir com muitas informações relevantes para o conhecimento de aspectos puramente psíquicos, assim como, na identificação de vestígios e sinalizações de testemunhos aparentemente verdadeiros – contribuindo, em muito, na identificação de possíveis “mentiras” e “verdades” contidas nos casos de relatos ufológicos. A atuação visou somar com informações que permitam aprimorar a interpretação de um relato, filtrando tendências humanas naturais de distorcê-lo.   


Autor:
Ataide Ferreira da Silva Neto; psicólogo, estudioso sobre às incógnitas psíquicas/parapsicologia, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) e consultor da Revista UFO.

0 comentários:

Postar um comentário