Associação Matogrossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas

.

domingo, 22 de novembro de 2020

Os Imponentes Congressos realizados pela AMPUP

A Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP) é o maior e o mais organizado grupo brasileiro de pesquisas sobre assuntos no âmbito do misterioso. O grupo agrega pessoas fascinadas por temáticas intrigantes e inusitadas, carregando em seu slogan a resenha “Mistérios da Mente Humana e os Enigmas do Universo”. Tal slogan é o alicerce para que a AMPUP siga encorajando a travar empolgantes conversas, muitas delas, elaboradas em grandiosos eventos e congressos, trazendo para Mato Grosso os mais renomados nomes da Ufologia e Parapsicologia nacional e internacional.

O primeiro imponente congresso internacional com a temática Ufologia e Parapsicologia, planejado e administrado pela AMPUP aconteceu em junho de 2004, na cidade mato-grossense de Barra do Garças, nas proximidades da mística Serra do Roncador. Este evento teve o apoio da Prefeitura da cidade de Barra do Garças e um forte amparo da agência Aventur Turismo. Foi um marco histórico, um pioneirismo para o estado de Mato Grosso, em especial, para a região do Vale do Araguaia, que pode reunir ilustres pesquisadores, muitos das quais, profissionais de Psicologia, doutores e especialistas falando sobre assuntos diversos dentro do vasto repertório da Psicologia Anomalística, Parapsicologia e Ufologia. 

Após o primeiro evento de 2004, formou-se e somaram-se grandes amizades, reforçando a adesão de maior número de pessoas para com a família AMPUP, associados que, inclusive, prevalecem como participantes ativos até a atualidade. 

Depois do pioneiro pomposo evento, a AMPUP continuou nas elaborações e realizações de palestras e outros pequenos encontros mensais, mas, somente dez anos após, já em 2014, a AMPUP se embrenhou em realizar dois outros grandiosos congressos, quase que paralelamente. Tais eventos, também, foram amparados no slogan “Mistérios da Mente Humana e os Enigmas do Universo”; sendo um ocorrido no auditório do Senai, na cidade de Várzea Grande, e o outro, retornando, na cidade de Barra do Garças/MT.

Este segundo Congresso de Ufologia e Parapsicologia do Vale do Araguaia, em Barra do Garças, contou com um maior número de palestrantes, nacionais e internacionais, mais expressivo do que a primeira versão.

Outro evento, que superou expectativas, aconteceu ao ano de 2016, com o patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado. Com a participação de grandioso público, que superou a marca de 800 participantes, o evento aconteceu em um dos auditórios do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.O congresso de 2016 reuniu cientistas e estudiosos de diversas cidades do país para discutir as novidades e últimas descobertas do universo da ufologia e Psicologia Anomalística/Parapsicologia. Ao todo, foram realizadas 15 palestras e uma vigília ufológica.

Palestras que desbravaram assuntos como: ‘Mistérios da Mente Humana e os Enigmas do Universo’, ‘Projeção Astral e Experiência Quase Morte (EQM)’, ‘Anunnak: aqueles que vieram do céu à terra’ (Ufo-arqueologia), ‘Descobertas e revelações da Ufologia’, ‘Caso Varginha: toda verdade revelada’, ‘A Ufologia nas pesquisas científicas conduzidas em Universidades’, ‘A Parapsicologia nas pesquisas científicas conduzidas em Universidades’, ‘Pirâmides na Amazônia’, ‘UFOs: o que as forças armadas brasileiras ainda escondem?’, entre outros temas.

Auditório lotado, público do "I Congresso Mato-grossense de Ufologia e Parapsicologia"
Este evento obteve um forte impacto positivo para o turismo estadual, pois, de acordo com Ataíde Ferreira da Silva Neto, presidente da AMPUP, Mato Grosso guarda muitas lendas e mitos e devido a isso tem grande potencial para o ‘Ufoturismo’. “Muitas pessoas viajam até aqui para fazer observações e visitas em regiões tidas como enigmáticas. Precisamos incentivar essa modalidade que ainda não tem tanta divulgação”, reflete.

Para o então secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luiz Carlos Nigro, o evento serviu para mostrar que o estado tem, além de todas as belezas naturais, outras potencialidades para desenvolver o turismo e atrair visitantes com outros objetivos, como a pesquisa científica, por exemplo.

A AMPUP defende que tais eventos ajudam a esclarecer à população uma melhor compreensão sobre os mistérios que nos rondam, abordada à luz da explicação possível dentro dos parâmetros científicos, além daqueles fatos, mais assombrosos, que aparentam, ainda, fugir do entendimento científico.


Autor:
Ataide Ferreira da Silva Neto - psicólogo, estudioso sobre as incógnitas psíquicas/parapsicologia, presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP), consultor da Revista UFO.

0 comentários:

Postar um comentário