Associação Matogrossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas

.

domingo, 15 de setembro de 2013

Um breve histórico da UFOLOGIA de Mato Grosso

Foto obtido por Geraldo Santana

Muitos pessoas interessadas em ufologia já ouviram falar sobre os mistérios de Chapada dos Guimarães, da Serra do Roncador e Barra do Garças, etc. Nossa região é muito rica em relatos de fatos chamados "sobrenaturais". Décadas atrás os jornais locais e nacionais se voltaram para Nova Brasilândia, onde diziam ter caído um objeto voador não identificado - OVNI. Até hoje não sabemos o que realmente aconteceu.

Já se passaram décadas que repórteres e pesquisadores foram até Nova Brasilândia tentando decifrar esse enigma. Infelizmente nada de concreto foi apurado, apenas depoimentos desencontrados, relatos dos moradores, etc. Será que depois desse tempo todo, alguma nova informação surgiu? Será que, naquela época, as pessoas estavam com medo de se manifestar? A julgar por algumas entrevistas, parece que sim.

No começo de 1998 tivemos o prazer de receber aqui em Cuiabá um grupo de Ufólogos norte-americanos. Mas o que será que eles queriam fazer em Cuiabá e Chapada dos Guimarães? Eles conheciam alguns casos de avistamentos de objetos estranhos sobrevoando os céus da Chapada e resolveram vir pesquisar. Passaram 2 dias na Chapada fazendo vigília, pesquisa de campo, entrevistando moradores das fazendas locais e trocando informação sobre a casuística Ufológica. Teriam os americanos vindo a toa para Cuiabá?

Neste mesmo ano, dois engenheiros do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - estiveram em Mato Grosso a procura do objeto que teria se fragmentado em Nova Brasilândia. Com o auxílio de um avião equipado com rastreadores, os engenheiros vasculharam toda a Serra Azul e nada encontraram.

Bom, será que já não é hora de darmos mais atenção aos fenômenos que cercam nossos céus?

A dita Ufologia moderna comemorou há 66 anos, no dia 24 de junho de 1947. Neste dia é comemorado o Dia Internacional dos Discos Voadores, considerado um marco para a UFOlogia Moderna.

Que bom seria se a UFOlogia fosse mais divulgada, de forma séria, objetiva e imparcial. Sabemos que muitas pessoas repudiam esse assunto, rotulam das mais diversas formas, mas a pesquisa científica desse e de outros fenômenos tende a mudar a visão das pessoas. Caso não mude, pelo menos tentaremos mostrar as evidências e bases científicas para que o assunto seja, pelo menos, tratado com mais seriedade e respeito.


Marcy Monteiro Neto – jornalista, ganhador do Prêmio Destaque SENAI de Jornalismo 2009, membro fundador e vice-presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisas Ufológicas e Psíquicas (AMPUP).

0 comentários:

Postar um comentário